quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como Surgiu a Nail Art?

História da Nail Art



     A história do esmalte ou nail art é longa (acredite os primeiros cuidados com as unhas datam de 5.000 a.C )e cheia de altos e baixos, momentos geniais, apetrechos e muito mais.

Embora a origem do costume de pintar as unhas não seja exata, pesquisadores dizem que tudo começou na Índia.  As mulheres decoravam suas mãos com henna – prática que continua até hoje.

3000 aC - Os chineses criaram uma complexa formula de goma-arábica, gelatina, cera, tintas vegetais e clara de ovos. Pétalas de rosa e orquídea produziam os tons de rosa e vermelho.
Durante a dinastia chinesa Chou como símbolo de riqueza, os aristocrátas exibiam unhas douradas , longas e adornadas com jóias. Os egípicios também tiveram grande importância na história da nail art, em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos - realizado feitos com soluções de prata - significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.

No reinado de Cleópatra, só ela podia pintar as unhas de vermelho , desobedecer essa ordem gerava punições severas. As mulheres de classe menos favorecida só podiam pintar as unhas com cores claras.

Durante algum tempo, o tratamento com relação as unhas ficou estagnado, as pessoas consideravam que o hábito de fazer as unhas estava ultrapassado. Entretanto, foi nesse período em que os Incas inventaram as "unhas artísticas" , decorando as unhas com complexas imagens de águias.

Em 1925, o esmalte veio a ser transformar em  uma variação da tinta usada em pintura de carros, tendo como sua primeira cor um tipo de rosa claro. 
Inspirado nas tintas automotivas, o maquiador Frances Michelle Menard teve a ideia de usar cores solidas ao invés de somente tingir as unhas. A partir daí, os irmãos Revlon e o químico Charles Lachman colocaram a mão na massa e criaram o esmalte que conhecemos hoje.

No ano de 1934, um dentista criou o primeiro conjunto de unhas postiças, voltadas para os pacientes que roíam as unhas.

Unhas em tons pastel eram populares nos anos 60. Estrelas como Farrah Fawcett e Goldie Hawn combinavam as cores das unhas com os olhos e os cabelos. 

Por volta de 1970 a prática de aplicar longas unhas falsas tornou-se generalizada. Para corresponder a demanda, o número de salões cresceu consideravelmente. Em 1976, o norte-americano Jeff Pink criou a francesinha, perfeita para as ocupadas estrelas de Hollywood.

Em 1980 assim como na moda, houve uma explosão de esmaltes coloridos com neon e glitter.

Já em 2000 tem havido um nível de interesse sem precedentes nas unhas artísticas ou nail art, bem como na industria das unhas. Hoje unhas bem feitas além de serem sinônimo de higiene e boa aparência , também são um poderoso acessório para compor o look e até mesmo refletir a personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário